24 de abr. de 2010

A moda em tempos de crise

Estava andando por ai e achei essa ótima matéria...nesse site que super bacana: http://www.ciaem.org.br


"O presente não é um passado em potencial, ele é o momento da escolha e da ação"
(Simone de Beauvoir)



E se dissermos que o momento presente é de crise, seria por certo redundância, pois parece que estamos sempre em crise, existencial... social... econômica... etc. Mas não dizem por aí que são com as dores da crise que crescemos? Este é também o momento das nossas escolhas e das nossas ações. É o momento de buscarmos alternativas através da criatividade, para chegarmos a um futuro mais fortalecidas. Portanto, nós que comemos, divertimos, trabalhamos, vivemos, enfim, vamos ligar as nossas "antenas radares" e abrir as portas dos nossos guarda-roupas e mais do que nunca, diante deles, fazer uma ‘análise', ‘terapia ocupacional' e tudo o mais em nome da auto-estima?
Bens duráveis (análise de custo-benefício) 
Em meio a este ‘climão de recessão', surgem mudanças no cenário da moda. Novas sinalizações. As it's bags,* dão lugar às bolsas atemporais, como a Chanel (2.55), que continua sendo um bem durável na moda, tanto pela qualidade quanto pelo valor como ícone que é. Agora se você não tem uma ‘ícone bag' no seu armário, fique calma, não se desespere. Isto é apenas uma forma de convidar você a repensar nas compras, nas substituições de acordo com seu bolso, gosto e necessidade. Levar muito em consideração o "custo-benefício" de uma peça a ser adquirida. A melhor aposta continua sendo nos clássicos com qualidade do que em peças descartáveis do tipo que rapidinho fica datada.
Olhos de sogra?É isso? É aquele olhar que nada deixa escapar, nada, nada. E sem chance de fazer vista grossa. Tá olhando direitinho? Olhe para essas peças clássicas que você tem aí, como essas de alfaiataria, vestidos tubos bem basicões, blazers, jaquetas, casaquetos, cardigans, camisas brancas, leggings, skinnies, calças mais folgadas, blazers retões. Botas de cano longo, ankle boots... nada poderá escapar do seu olhar de investigadora, ou de caçadora de peças com ares vintage. Aí mesmo, dentro do seu armário. Não dá um bom caldo tudo isso?
Expertises, num toque de midas?Looks completos (conjuntinhos)? Desfaça-os, são óbvios demais para os padrões da moda hoje, onde você pode ser a gestora ou criadora da ‘sua moda', sem esquecer certos detalhes fundamentais, como personalidade, estilo, biotipo, etc. O que não for adequado para ficar ali não deve mesmo ficar.
Prepare-se psicologicamente para o ‘despacho' de algumas peças com um sonoro adeuzinho! Assim é melhor! Saindo uma, estamos abrindo espaço físico para a entrada de outra com mais presença, mais atitude, que obrigatoriamente dará uma repaginada de estação ao seu guarda-roupa. Esta virada fashion não implica em absoluto que você libere o seu lado (se é que você tem) "Shopaholic" (compulsividade em compras), você pode adquirir poucas peças da estação como forma de atualizar shape ou cor.
Trocando em miúdosSapatos, cintos, colares, brincos, pulseiras, broches, anéis, compensam um investimento, se fizerem sintonia com novas tendências incorporando às suas peças mais clássicas, mais antigas, um cheiro de coisa nova no ar. Aproveite para exercitar o estilo "hi-lo", com as t-shirts básicas. Nada melhor do que belas correntes ou pérolas para dar um upgrade, lembra? Invenções de Chanel, que usou e valorizou. Então é a hora e a vez das bolinhas enfileiradinhas, falsas, porém legitimadas pela qualidade e acabamento ímpar, portanto é um importante detalhe.
Amarrando a grandes ideias os pequenos detalhes:
  • Sapatos escuros - cintos escuros.
  • Roupas neutras - acessórios coloridos ou poderosos com volumetria.
  • Roupas de boa qualidade - também merecem acessórios que causem impacto.
  • Botas de montaria ou cano alto estruturadas - podem desfilar com vestidos leves, como seda e jaqueta pesada, ou blazer fazendo papel de sobretudo.
  • Maxis blazers usados com cinto transformando-os em casacos vestidos - com ankle boots.
  • Vestidos ultra femininos com maxis blazers - sapatos de salto grosso e do tipo oxford.
  • Informação - bom senso.
    A saia pode ser transformada num vestidinho tomara-que-caia, com cinto estreito sob blazer estruturado e reto - tudo isso acompanhado de ankle boots monta um look bem legal! 


    imagem estilo
Ah! e a estação fica no xadrezCombinados a tons neutros, tanto os xadrezes como os geométricos, usados com meia calça fio 60 ou 80, são super trends. Mas não se esqueça de que tudo depende do estilo, e de quem carrega! Salada mista não é para qualquer um. Tudo pode ser traduzido numa única, mas essencial palavra, ATITUDE!
Delírios fashion, cuidado!!!Revistas e editoriais mostram a moda como ela é. Estão cumprindo o seu papel de divulgadores, agora cabe a você saber a dosagem e o modo de usar de acordo com o corpo e o estilo que tem!!!
Vilma Fagundes é consultora de Imagem e Estilo.
vilmafagu@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário