1 de jun. de 2010

Acabe com os erros que destroem a maquiagem

Exagero na dose e deslize nas cores fazem do make seu inimigo

Para deixar o visual completo é impossível deixar a maquiagem de lado. Ela disfarça imperfeições, proporciona um aspecto mais saudável e levanta a auto-estima. Mas alguns erros transformam sua aliada em inimiga de primeira. Escolher os tons errados e exagerar na dose, geralmente, são os erros mais comuns , afirma a maquiadora Andréa Delcorso, do Stúdio Prime Hair e Beauty. A seguir, a especialista detalha os principais deslizes na hora de se arrumar e dá dicas para você identificar se está cometendo algum deles.

Abusar do corretivo 
De acordo com a especialista, o exagero do produto pode acentuar os detalhes que você deseja esconder. O ideal é usar corretivo apenas nas pálpebras inferiores ou em detalhes como espinhas. Ele deve ser aplicado com as pontas dos dedos em leves toques que espalham o produto , afirma. Mas, em vez de esfregar, dê batidinhas na pele, diminuindo a quantisade usada. Outra dica é usar um tom rosado, já que bege ou o amarelado faz com que as imperfeições, como as olheiras, fiquem ainda mais em evidência.

Escolher o tom errado da base O tom errado de base faz com que você precisa usar muito mais maquiagem (isso porque a cor do rosto acaba ficando muito diferente do pescoço e do colo). O ideal é escolher uma base leve (experimente no pulso) e espalhar com cuidado. No caso das bases, prefira fabricantes nacionais: as cores são feitas exatamente para a pele das mulheres brasileiras, favorecendo o ajuste.

Pó em excesso Quando mal usado, o pó evidencia os sinais de expressão, envelhecendo o rosto. A região dos olhos e da boca é a mais prejudicada, principalmente se você já apresenta rugas nestas áreas. O pó deve ser usado apenas como complemento da base, para dar um aspecto mais aveludado à pele e para neutralizar o efeito brilhoso da base e/ ou da camada natural de gordura da pele , diz.

Blush exagerado ou aplicado de maneira incorreta
O blush serve para proporcionar um visual mais saudável. Mas, aplicado em excesso, deixa você com cara de palhaça. As bochechas ficam salientes demais (um problema se você tem o rosto arredondado), destoando demais do restante dos traços. O blush deve ser aplicado das têmporas em direção ao centro do rosto, na diagonal, e sempre removendo o excesso do pincel antes de aplicar sobre o rosto.

Pintar a sobrancelha com lápis muito escuro
O lápis deve ser da mesma cor da sobrancelha. Para a aplicação, faça movimentos leves com a ponta, como se estivesse esfumaçando a sobrancelha. Para aquelas que acham a técnica complicada, um pouco de sombra, no tom do pelos, aplicada na pele abaixo da sobrancelha pode ser uma opção , sugere Andréa Delcorso.
Misturar muitas cores de sombra O excesso de cores pode tirar a sofisticação do visual, que fica mais infantil. A maquiagem mais divertida está em alta e, mesmo durante o dia, pode ser usada. Mas nunca abuse dos contrastes, a não ser que você tenha segurança absoluta na técnica usada. O ideal é variar, formando um degradê: marrom e dourado; rosa e lilás; chumbo e cinza formam pares que funcionam.


"Escolher os tons errados e exagerar na dose, geralmente, são os erros mais comuns."
Marcar demais o contorno da boca Deixar os traços marcados, além de tirar a sutileza da maquiagem, está fora de moda. O ideal é que o contorno do lápis passe despercebido, não importa se você está usando para aumentar ou diminuir a boca. Faça um contorno bem delicado e fino, que vai desaparecer na hora em que você passar o batom (o efeito fica mais bonito se você usar um pincel em vez do bastão direto).

Deixar falhas com o delineador O delineador só vale para quem tem pleno domínio da maquiagem (ou ele é capaz de destruir todo o resto, por mais impecável que seja o efeito). Uma boa dica para passar delineador sem borrar ou tremer é apoiar a mão no osso do queixo para fazer o traço. Mas se, mesmo assim, achar difícil dê preferência ao uso de um lápis preto bem rente à base dos cílios. E faça o traço antes de aplicar o rímel. 

6 comentários:

  1. Adorei o post!
    Nada com uma maquiagem básica, porém na medida certa!Ficar igual a um fantasminha não é legal!!!
    Eu aprendi a passar delineador há pouco tempo. Antes nem ousava aplicar.
    Bjs.

    http://clube-belas-mulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!
    otimo post^^
    não vivo sem delineador rsrsrs
    lapis me deixa toda rebocada, parece derreter, antigamente meu olho ardia com o delineador na hora mas aprendi rsrs
    nada melhor que o basico né?
    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, mas eu sou tao básica qdo se trata de maquiagem, que acho que nem saio exagerada, mas ficadica neh?! beijos querida

    ResponderExcluir
  4. Seguindo amigaa

    www.jornalfemininonet.blogspot.com


    Grata

    ResponderExcluir
  5. Oi lINDA!
    amei o post, legal d+
    já to te seguindo ;*
    passa no meu tb >> http://daianig.blogspot.com

    ResponderExcluir