15 de out. de 2010

Cabelos ressecados

Como devolver a saúde aos cabelos danificados, opacos e sem vida

Poroso, cheio de pontas duplas e áspero. Essas são as principais características de um cabelo ressecado. Causado principalmente pelo uso indevido de produtos, exposição ao sol, aplicação de químicas incompatíveis, além do excesso de secador e piastra, o problema reduz o brilho e a definição. Desprovidos de elasticidade, os fios, quando mais finos, mais cheios de nós. A boa notícia é que existe uma série de produtos no mercado para tratar e combater o ressecamento. Além disso, tratamentos de reconstrução podem melhorar bastante o visual.
Segundo Ida Rocha, especialista em terapia capilar e química da Maison Esmell & Jambert, no Rio, cabelos ressecados são aqueles que perderam nutrientes. "Além de porosos, os fios ficam leves, com fissuras internas e opacos. Em termos populares, ficam elásticos, quebrados, com pontas duplas... Feios mesmo", sentencia. Ela lembra que os crespos ou cacheados, por terem o formato mais achatado, o que dificulta a hidratação, acabam sofrendo mais com o ressecamento.

Fios muito longos também estão vulneráveis: "O cabelo só consegue ter beleza até onde o calor do organismo alcança", revela Ida. Outro fator que pode gerar o ressecamento é a pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas, o que impede a lubrificação completa dos fios e favorece a desidratação. Por isso, Ida recomenda escovar o couro cabelo em todos os sentidos, com uma escova raquete de cerdas macias, a fim de oxigenar os bulbos, remover células mortas e resíduos cosméticos, além de distribuir o manto hidrolipídico.

Simoni de Araújo, do Studio Magic, de São Paulo, reforça que os principais vilões dividem-se em dois grupos do mal: os agentes físicos, como sol, poluição, cloro, mar etc, e os químicos, como produtos para reflexos, permanentes e relaxamentos, por exemplo. Para resolver ou evitar o problema, ela indica uso de produtos sem sal, queratina, ceramidas, vitamina A, e escolha de procedimentos como hidratações, cauterização, realinhamento de fios. Ida completa a lista de matérias-primas: colágenos, proteína do trigo e aminoácidos.
Os tratamentos de reconstrução custam, em média, R$ 250, mas os resultados são ótimos. Para quem não abre mão de ir à praia ou piscina, a especialista do Esmel & Jambert, sugere: hidratar antes de se expor ao sol ou mergulhar na água clorada ou salinizada. Obrigatoriamente usar um leave-in e, no banho de ducha, um antirresíduo de pH balanceado. Se você não vive sem a escova ou chapinha, o ideal é fazer hidratação uma vez por semana e usar um protetor térmico antes do aquecimento dos fios.
“Alimentação equilibrada é importante: consuma muita fruta e folhas verde-escuras, e ingira bastante água.”
Alimentação equilibrada é importante: consuma muita fruta e folhas verde-escuras, e ingira bastante água. Tratamentos modernos também vêm com tudo contra o ressecamento. No Éclat, do Rio, o Soleil Éclat Top é ideal para fios sensibilizados pelo sol ou químicas, reconstrói e nutre a fibra. Primeiro, lava-se o cabelo com um xampu sem sal que retira os resíduos e equilibra o pH. Em seguida, uma máscara de tratamento com aminoácidos e vitaminas é colocada para repor os nutrientes - dez minutos no vapor para que a escama do fio se abra e absorva as vitaminas. Depois, os cabelos são enxaguados e uma nova máscara de brilho é colocada para finalizar e deixar a cabeleira com vida. O resultado são fios recuperados e escamas fechadas.

Serviço

Éclat - (21) 2287-46082
Maison Esmell & Jambert - (21) 2523-1955
Studio Magic - (11) 5044-5558

Fonte: www.bolsademulher.com.br

2 comentários:

  1. Oi querida!
    Volta e meia o meu cabelo fica uma palha! A gente sempre acaba gastando algumas realezas pra cuidar dos fios...Mas um creminho barato que smepre dar uma revigorada no meu cabelo é o Elseve Gloss da Lóreal, aquele condicionador da embalagem rosa. Vale a pena experimentar!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. ola nossa seu blog muito maneiro adorei

    minha namorada entra aqui diretu

    vc poderia coloka meu blog no seus favoritos se poder manda um recado colokarei o seu no meu

    esto começando agora no mundo ods blog então0o se nau mfor pedir muito

    vlws

    will

    ResponderExcluir