2 de fev. de 2011

Aprenda a fazer tranças com estilo bagunçado


Rápidas de fazer, as tranças são uma solução prática para dar um jeito no cabelo.

Neste verão, a tendência é o estilo “bagunçado”, com fios desalinhados e mais volume. Para fazer a linha Rapunzel, a opção é a lateral, mais romântica.
“Esse é um penteado versátil. Pode ser usado na balada ou em um casamento, fazendo umas poucas adaptações”, explica Ricardo Chamorro, do salão Retrô Hair, no Baixo Augusta, em São Paulo, que deu o passo a passo para fazer o trançado.
Quem tem fios lisos e finos pode usar finalizadores líquidos de penteado na hora de trançar os cabelos. Esses produtos dão mais textura e volume. Já os cremes são indicados para cabelos crespos e encaracolados.
Na praia, a regra é não usar produtos com álcool. A opção é o “leave in” com proteção solar. O sol e o sal já queimam os cabelos, porque os cristais de sal funcionam como uma lente, ampliando o efeito da radiação. Álcool só piora a situação.
A trama deve ser feita sem puxar demais as mechas. Segundo o tricologista (especialista em cabelos) Luciano Barsanti, os fios são sustentados por músculos frágeis.
“Qualquer puxão pode romper esse músculo, causando a queda. O dano é irreversível”, afirma. A consequência são as falhas no couro cabeludo.
Para minimizar o dano, Barsanti diz que as tranças só devem ser feitas de vez em quando, tomando cuidado para não tracionar demais os fios. Outra regra é nunca dormir de trança ou passar mais de 12 horas sem soltar os fios.
1 – Seque a nuca e as laterais do cabelo normalmente, deixando a parte de cima com mais volume.
2 – Solte o cabelo, passe os dedos na raiz e deixe os fios se dividirem na lateral de forma natural. Comece a trançar pela parte de cima, mas sem puxar demais.
3 – A cada volta, coloque mais uma mecha e incorpore a lateral. À medida que a trança se define, direcione para a parte de trás da cabeça, garantindo o movimento para a trança.
4 – Para que o penteado não desmanche, use um spray de fixação leve, para que o cabelo não perca o movimento.
5 – O cabo de um pente serve para colocar mechas rebeldes no lugar certo. Use o spray para fixar.
6 – Termine a trança prendendo a ponta com um elástico discreto. Nesse ponto, a trança mais tradicional está pronta. É uma boa opção para o dia a dia.
7 – Para a versão bagunçada, solte a franja e faça escova criando volume. Use o ar frio no cabelo depois de modelar com o secador quente. Assim, ele não perde a forma.
8 – A versão mais solta da trança garante que o penteado não vai prejudicar o couro cabeludo, já que os fios não são puxados com força.
1 – Como uma moldura para o rosto
A trança fina embutida na lateral pode render vários penteados. Para a trança não desmanchar, prenda com um grampo atrás da orelha.
2 – Trançando até o final para um efeito mais romântico
Para um visual mais tradicional, a trança lateral continua até a nuca e todo o cabelo é trancado em seu comprimento.
3 – Transformando em coque para festas
Dá para torcer a trança e prender com um grampo, escondendo as pontas para dentro.
Jeanine Lemos
Colaboração para a Folha
Fotos: Letícia Moreira/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário