3 de nov. de 2010

Sujeira no tapete

Saiba como remover manchas e não perder a peça que você tanto gosta

Quando li essa matéria so lembrei do xixi que a Mell (minha yokshire), fez no tapete da casa da minha amiga Paula, quase morri de vergonha. Mas como minha amiga é muito prendada consegui limpar dieitinho, leiam ai.

Você convida os amigos para estrear a sala-de-estar com aquele tapete recém-comprado. Mas, de repente, alguém esbarra na taça de vinho e deixa a bebida cair. Nessas horas, o especialista Gustavo Mera, gerente de marketing da empresa Santa Mônica Tapetes e Carpetes, em São Paulo, dá uma dica: nada de desespero. Há várias técnicas para tirar marcas e manchas das peças, sem prejudicar as fibras naturais ou sintéticas. Vale lembrar que, no caso dos modelos persas e orientais, é recomendável procurar a ajuda de uma lavanderia especializada.
Café: com um pano limpo, passe detergente no local em que caiu o líquido. Enxugue com tecido absorvente e, após a absorção, passe gelo, até que toda a mancha seja removida.
Esmalte: passe acetona no local atingido e espere secar. Retire possíveis resíduos com um tecido absorvente e, com um pano limpo, borrife água com sabão neutro.
Chocolate, balas e doces em geral: enxugue a região com tecido absorvente até que todos os resíduos sejam retirados. Aplique glicerina e, em seguida, solução que contenha uma colher de detergente em pó e uma colher de vinagre branco, diluídos em um litro de água morna. Não se esqueça de agitar bem a mistura até formar espuma, para aplicar no local da mancha.
Vinho: seque a região com tecido absorvente e, com um pano limpo, aplique uma solução composta por uma colher de sabão em pó e uma colher de vinagre branco, diluídos em um litro de água morna. Não se esqueça de agitar bem a mistura até formar espuma, para aplicar no local.
Tinta e verniz (a óleo): enxugue o local com um tecido absorvente. Passe, com um pano limpo, solvente limpador a seco e depois outro solvente, o thiner.
Urina de animais domésticos: usando um tecido absorvente, seque a região atingida. Depois, misture uma colher de detergente em pó e outra de vinagre branco, diluídos em um litro de água morna, agite bem e aplique no local.
Fotos: Divulgação
Fonte: www.portalvital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário